Pesquisar este blog

sábado, 29 de setembro de 2012

Um ano de saudades, agora é hora de voltar para casa

Minha família no Intera: Seu Rufino com sua prole!
Exatamente há um ano deixei para trás minha família, trabalho, amigos e minha querida cidade Buriti dos Lopes em busca de meus sonhos: lutar pela Paz no Mundo, contribui para que nosso país tenha um representante perante às camadas socias europeias.

Mas não pense que foi fácil superar um ano ausente de casa para realizar um Voluntariado Social, uma vez que, estando no extrageiro a pessoa se sente desprotegida longe da família e amigos. Quando se encontra doente a situação piora. No entanto, são nesses momentos que você encontra verdadeiros amizades que nem imaginava conquistar.

1º Concerto
Aqui encontrei uma nova família chamada Ensemble Mandacaru (coral) que tem como regente o Sr. Benno C. Brands que, juntamente com sua família, me acolheu de braços abertos e cedeu um "pedacinho" do seu lar. 

Os concertos do Coral foram realmente marcantes. Juntos celebramos a chegada do Pe. Carlos Seixas em outubro de 2011, o Advento em dezembro, o Concerto Resistência e Vida em Março, encerrando a temporada com a Exposição de Arte de João Batista Bezerra da Cruz nos meses de maio e junho. Nossos momentos de ensaios sempre foram bem divertidos, até mesmo quando não sabia falar em alemão "quando eles sorriam de alguma coisa eu tentava rir deles, já que não entendiam o que diziam".

Assim, para comemorar minha despedida no domingo (23) preparei um pequeno jantar com comidas típicas do Brasil para os integrantes do Mandacaru. E nesta sexta (28) participei do meu último ensaio do Coral neste ano.




 Dessa forma, pela manhã de hoje deixarei este país de cultura enriquecedora, mas levarei na "bagagem" conhecimento e um pouquinho do idioma adquirido neste período. Não tenho dinheiro no bolso (como muitos pensam que voltarei rica), pois realizei um ano de trabalho e a consciência de que fiz minha parte, o possível para que eles reconheçam um pouquinho da cultura de nosso país  e dizer que "O Brasil não é somente o país do Carnaval, mulher pelada e futebol" . 

Estou saindo da Alemanha com a cabeça erguida, pronta para enfrentar as possíveis dificuldades ao longo da jornada e sobretudo me jogar nos braços de minha família e compartilhar experiências com meus queridos queme esperam anciosamente.

Muito obrigada a todos que contribuíram direta e indiretamente para que esse sonho se tornasse realidade.

Até mais!

Ivonete Barros de Sousa



Nenhum comentário:

Postar um comentário