Pesquisar este blog

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Despedidas de Voluntária do programa Reverse SoFiA

Neste último sábado (01) aconteceu na cidade Trier um encontro informal de despedidas de Roxana Mimma, voluntária do Programa Reverse da Diocese Trier.

Na ocasião esteve presente um grande amigo nosso, Olaf Schweisthal, o ex-voluntários da SoFiA- Paul Simeon Brands e as atuais voluntárias Rosa Muños Palácio (Colômbia), Scila Stark (Romênia) e Ivonete Barros de Sousa (Brasil).


Foi um encontro de muita alegria e emoção, uma vez que nossa querida amiga da cidade La Paz estava se sentindo um pouco tristinha por deixar essa terra tão acolhedora que é a Alemanha. Sendo a primeira do nosso grupo formado por quatro nacionalidades (Bolívia, Ruanda, Brasil e Colômbia) que deverá deixar o serviço de paz da SofiA na Alemanha. No final de setembro ainda sairão as voluntárias Eugenie Mutese e esta que vos escrever atentamente (Das bin ich).
Lamentamos a falta dos demais voluntários que por motivos superiores não puderam estarem presentes.

Roxana chegou aqui pelos meados de 2011, inicialmente vivendo na cidade de Wittllich, onde começou a trabalhar em um jardim de infância, posteriormente morou em Trier tendo que ir todos os dias a Wittllich. Esteve juntamente com os novos voluntários bolivianos (Juan Pablo, José Carlos, Diego, Ydânia e Cláudia) nas vendas de roupas usadas em favor das pessoas humildes de seu país.
Ao longo desse ano no extranjeiro, Roxy como a chamamos carinhosamente,  pôde desenvolver muito bem o idioma de língua alemã. Durante sua estadia, foi inúmeras vezes convocada para ministrar palestras sobre seu país de origem.  Dessa maneira, teve a oportunidade de mostrar que a Bolívia não é somente um país pobre de gente humilde e que vive de donativos de países desenvolvidos.

Foi uma emocionante despedida, no entanto tivemos a oportunidade de compartilhar os últimos momentos de nossa  querida amiga que leva a alegria no rosto e vai voltar para casa com a consciência tranquila de que fez o possível para que o povo alemão saiba que a Bolivia é bem mais do que os jornais apresentam nas manchetes a cada dia.

Até mais!
Ivonete Barros de Sousa

Nenhum comentário:

Postar um comentário